sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A mudança.

Às vezes fico pensando. E nesse ofício de pensar remeto-me ao passado, que mesmo tão próximo, ainda deixa espaços, vagas lembranças. Quantas vezes não olhei para trás, pensando no que perdi, mesmo tendo tanto tempo pela frente!

Reflexões como essa me deixam perdida. A capacidade do ser humano em se adaptar a diferentes situações é realmente incrível, mas como sentimos falta do que abandonamos! E mesmo que não seja um abandono completo, mesmo que ainda haja forte elo de ligação, sempre sentimos que deixamos algo à deriva.

A mudança é renovação, e a renovação faz parte da vida. É parte da vida. Peça chave desse grande, enorme quebra-cabeça chamado viver. E é a experiência trazida pela mudança que nos dá a capacidade de esquecer (ou pelo menos fingir) e seguir em frente. A mudança é inevitável. E são inevitáveis também as marcas que trazemos conosco, dentro da lembrança, do coração. Marcas fortes. Marcas eternas.

Mesmo que não tenha sido bom. Mesmo que não tenha valido à pena. Mesmo que tenha sido doloroso a um primeiro momento, ou até por um longo espaço de tempo. Mesmo que tenha sido a pior experiência de nossas vidas, aquilo que tentamos esquecer a todo custo, carregamos conosco. Pelo resto de nossas vidas.

Pelo processo de amadurecimento passam sentimentos e pensamentos como esses. A mudança, a dor, a angústia, a saudade. E quando não vivemos o suficiente para sentir todo isso? A falta, a falta desses sentimentos deixa um imenso vazio.

É preciso voar. É preciso libertar-se das correntes que nos prendem. É preciso conhecer novos caminhos, novas verdades, e julgar por nossos próprios olhos aquilo que nos fará bem ou não. Por isso a necessidade da mudança. Mesmo que doa. Mesmo que faça sofrer. Mesmo que seja ruim. A mudança, diga-se de passagem, é um mal necessário.

3 comentários:

Pam :) disse...

Ah, eu não gosto de mudanças. Só que as vezes elas são necessárias. Isso é ruim?Talvez.

Camille de Holanda disse...

Você fez isso pensando em mim? o.o

HASUDUIHSAUHIDIASUD
sei lá, identificay ok :D

T.M. disse...

Nossa deby vc reamente sabe emocionar o pessoa com seu eu lirico magnifico!
explendido!